quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Carta ao trabalhador(a) da CASAN

Você sabia que...

- Na Celesc, na Copasa-MG e na Caesb-DF os trabalhadores já conquistaram o Anuênio? Enquanto isso, nós ainda travados nas sub-referências...
- Na Sanepar-Pr e na Celesc (que ainda não teve o seu aumento deste ano) o vale-refeição já está perto dos R$ 700? E nós só agora chegamos nos R$ 660...
- Na Caesb- DF os trabalhadores da água também conquistaram o compensação de 1 para 2 horas, 60% de desconto nos estudos e até auxílio para compra da moradia?

No mês de novembro ocorrerão as eleições para a Diretoria do Sintaema -SC. Nós, um coletivo de trabalhadores da Casan, nos dirigimos a você trabalhador/a, para pedir seu apoio para formarmos juntos uma chapa para construirmos juntos uma nova direção para o nosso sindicato.

Hoje a direção do Sintaema está totalmente alinhada à direção da Casan, por isso vem  colaborando com governos, em troca de direitos dos casanianos. Basta você se atentar para a humilhante situação da Fucas, onde  mais de quinhentos trabalhadores ficaram sem receber seus valores, sem nenhuma manifestação do Sindicato.

O Sindicato deve ser uma ferramenta de luta da categoria e não um Comitê  de negociações partidárias, como tem ocorrido nos últimos tempos...”. As alterações feitas no Plano de Cargos e Salários, longe de resolver os problemas, criaram outros, como achatamento salarial daqueles que já estavam há anos na empresa e o aumento do tempo para chegar ao final da carreira, devido à trava das sub-referências.

A atual direção do Sintaema está ausente dos locais de trabalho e pouco vem dialogando com a base. Prova disso, é que tivemos neste ano um ACT rebaixado que resultou no absurdo parcelamento da inflação. A cada dia vemos crescer a insatisfação da categoria! A hora é de mudar!

Queremos construir uma Direção Sindical que seja democrática e de luta, que ouça as bases e construa com elas. Só assim teremos força e unidade para barrar o desmonte da empresa através da municipalização/privatização e conquistarmos  uma Casan com gestão democrática, sem politicagem, 100% Pública e que preste bons serviços ao povo catarinense.

Defendemos um Sindicato que tenha total autonomia em relação ao Estado e aos governantes. Um Sindicato  que lute por novos direitos, como o Adicional por tempo de serviço (Triênio), pelo Resgate da nossa FUCAS e que o plano de saúde seja pago pela empresa e estendido aos aposentados.

Um sindicato que não fuja à discussão e ao enfrentamento das questões que nos afetam diretamente e se some aos movimentos nacionais que lutam pelo fim do fator previdenciário, contra as privatizações  , pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial e pelo arquivamento do PL 4330/04, que se aprovado pelo Governo Federal, Deputados e Senadores, promoverão a terceirização generalizada e o fim de muitos direitos trabalhistas garantidos pela  CLT.

Fazem parte deste movimento de oposição companheiros/as que não se venderam aos governos e patrões e se organizam hoje na CSP-Conlutas, na Unidade Classista e uma maioria de companheiros Independentes.

Defendemos total igualdade de condições entre as chapas concorrentes, como obriga o Estatuto do Sindicato no seu artigo 73. Pedimos apoio dos trabalhadores para exigir que a direção do Sintaema cumpra esta regra distribuindo igualmente os recursos da estrutura do sindicato (carro, telefone, liberação sindical, etc.), para que a categoria possa conhecer as propostas em debate e se posicione de maneira consciente.

O prazo de inscrição das chapas iniciou dia 04/09 e vai até o dia 02/10/2013.  Para registrar a Chapa de Oposição precisamos de 50 trabalhadores/as filiados ao Sindicato, espalhados nos principais locais de trabalho da Casan. Converse com seu colega e some-se a nós na construção da Chapa de Oposição!

A MOBILIZAÇÃO DA CATEGORIA É NOSSA ARMA DE LUTA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário